Nesse começo de ano quero lhe dar uma sugestão: leia e medite na passagem bíblica em que Jesus fala do joio e do trigo. Está em Mateus 13: 24-30.
De acordo com a parábola, foi semeado numa boa terra o trigo, matéria prima para a fabricação do pão; mas alguém com más intenções veio de mansinho e semeou na mesma terra o joio, que é igualzinho ao trigo, tem a mesma aparência, só que não serve para fazer pão e é venenoso. Indagado pelos trabalhadores sobre o ocorrido, o homem que plantou o trigo aconselhou a eles não tentarem arrancar o joio, pois prejudicaria o trigo, que seria também arrancado e se perderia.
Geralmente achamos que o joio representa as pessoas “politicamente incorretas” que estão ao nosso redor. É aquele colega de trabalho desonesto, as “más companhias” dos nossos filhos, a nossa vizinha fofoqueira, o amigo que julgamos falso, alguém que nos magoou, etc. Nunca nos olhamos como o joio. Não nos enganemos. Essa boa terra em que o trigo e o joio foram semeados somos nós mesmos. Eu tenho a mania de achar que o joio é o outro e nunca eu. Ledo engano. Tenho o joio e o trigo dentro de mim e desconfio que você também.
O joio é nosso lado negativo, nosso lado escuro, nossos defeitos, nossas debilidades, mas por incrível que pareça, faz parte da nossa humanidade. Os dois estão tão ligados que se mexer em um, o outro é atingido.
De acordo com a parábola de Jesus, só no tempo certo e por “profissionais treinados” é que será separado o joio do trigo. Isso não quer dizer que devemos nos conformar com o joio que há dentro de nós, mas devemos sempre nos lembrar que ele existe, está em nós e por isso mesmo não deve ser cuidado, regado. Não podemos arrancá-lo, mas podemos cuidar cada vez menos dele e cuidar mais e melhor do trigo, fazendo com que ele suplante o joio, até o dia em que seremos libertos, em que haverá a separação. O trigo é nosso lado de luz, de bondade, de humildade, de amor e dele devemos fazer o “pão de cada dia” que alimenta a nós e aos outros.
Nesse comecinho de ano acrescente algo especial aos seus projetos para 2007: cuide bem do trigo que há em você, faça dele o seu “pão de cada dia” e você verá o quanto muitos desejarão estar ao seu lado.
Eu desejo a você uma mesa farta.
Feliz 2007
Friday, December 29, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment