Monday, December 04, 2006
Gotas de Sofia com Eduardo Galeano - Teologia
O deus dos cristãos, deus da minha infância, não faz amor. Talvez o único deus que nunca fez amor entre todos os deuses de todas as religiões da história humana. Cada vez que penso nisso, sinto pena dele. E então o perdôo por ter sido meu super-pai castigador, chefe de polícia do universo, e penso que afinal Deus também foi meu amigo naqueles velhos tempos, quando eu acreditava Nele e acreditava que Ele acreditava em mim.
Então preparo a orelha, na hora dos rumores mágicos, entre o pôr-do-sol e o nascer subir da noite, e acho que escuto suas melancólicas confidências.
Nota de Sofia: Apesar de acreditar MUITO em Deus, Sofia não está aqui para "puxar sardinha" pro seu lado, e sim, para conversar sobre a beleza da literatura universal. Eduardo Galeano é grande mas é humano, e coisas importantes podem passar despercebidos, por isso, Sofia também quer chamar a atenção para o fato de que, apesar de toda a sabedoria desse grande escritor, Sofia desconfia que ele nunca leu Cânticos dos Cânticos, o livro mais "poeticamente erótico" da literatura mundial, e Sofia é de opinião que Deus faz amor, sim, e muito, e faz todos os dias, com homens e mulheres. A Bíblia diz que Deus habita dentro do coração daquele que crê e Ele não sai NUNCA, nem mesmo (principalmente) quando um casal apaixonado fecha a porta do quarto. Ao contrário do que diz o autor, o Deus dos cristãos é o único, "entre todos os deuses de todas as religiões da história humana" que não se contenta em apenas ficar olhando lá de longe do Seu trono...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment