Monday, February 26, 2007

Gotas de Sofia... - Desilusão


Ouvi de alguém que o pior que pode acontecer na vida é sofrer desilusão. Fiquei pensando no comentário e cheguei á conclusão que sofrer (se é que se deve usar tal palavra) uma desilusão, é a mais rica experiência da vida, porque significa “cair na real”, ter acesso á realidade, deixar de viver no engano.
A pessoa “desiludida”, na verdade, inicia um processo de maturidade e crescimentos humano e espiritual, sem falar que ela deixa de ser um joguete, um capricho nas mãos de alguém ou de alguma situação.
É bem certo que a desilusão dói, machuca, nos faz sofrer, mas a ilusão é pior porque humilha o ser humano e traz sérias conseqüências na caminhada da vida.
Imagine viver a vida inteira enganado por alguém. Como não existe nada que nunca vá ser revelado, no dia em que a “casa cair” o estrago vai ser impagável. Por isso, quanto mais cedo sofrermos uma abençoada desilusão dos enganos que ilusoriamente temos como certos, maiores as chances de darmos a volta por cima e crescermos.
Sofrer desilusão, quando vivemos iludidos, é a melhor coisa que nos pode acontecer.
Existe uma famosa canção bem antiga que diz: “Eu não quero e não peço para o meu coração, nada além de uma linda ilusão”. O autor da música se recusa a enfrentar a realidade por medo da dor, mas é exatamente a dor que nos lapida e nos transforma em algo bem melhor.
Cabe a nós escolher se preferimos sentir a dor da desilusão para mais na frente desfrutar de suas vantagens, ou viver iludidos, sorvendo todos os dias a doçura da mentira.
A ilusão é doce, mas é um engano, por isso não tem consistência. E não existe nada nesse mundo que não passe. É bem melhor manter os pés na realidade que contém espinhos, é verdade, mas como disse Agostinho, aonde há espinhos, provavelmente há flores ou frutos.
Portanto, se você sofreu alguma desilusão, considere-se um privilegiado. Foi-lhe aberta a porta de uma nova vida, um recomeço. Não desperdice essa benção, essa oportunidade de começar uma história de verdade.

2 comments:

Anonymous said...

Creio que é a vida que ensina a viver,e a desilusão faz parte dela.Dá para aprender que não se morre de amor,nem de paixão,tampouco de saudade.Que o ciúme é um mal conselheiro.E,o melhor de todos os aprendizados da desilusão(para mim,pelo menos):que PASSA.Passa a tristeza,o ciúme,a saudade e todos aqueles sentimentos que acompanham,de acordo com a personalidade do "freguês".E o desiludido sobrevive.Mas o grande lance é tentar aprender com os próprios erros.Sim,porque nem sempre é só o "algoz" que erra.A "vítima" também pode colaborar para que os erros se estabeleçam.Ser agente da própria vida é um legado que a desilusão pode deixar a um bom entendedor.

Tânia Mendes said...

Tânia Mendes

É isso que nos mostra a literatura, o teatro, o cinema, as artes...tudo nos mostra o amor romântico como fonte suprema de Felicidade...QUALQUER amor romântico..conjugal...promete muito mas não realiza as suas promessas, e se nos deixarmos levar-mos por esse sonho ( ilusão) nunca iremos em direção da felicidade possivel...
no amor romântico ,uma pessoa pretende que a outra faça dela a razão de sua vida , não podemos fazer de uma outra pessoa a razão de nossa vida, porque tirando a base de nossa própria vida, ficaremos desequilibrados, e em busca desse alicerce seguro , vamos começar a exigir do outro que nos dê segurança ( ai vem o ciúme) que nos preencha, que nos complete ( o que é visilvemente impossivel, mesmo que queira )
Podemos caminhar juntos para um mesmo ideal, ou ideias semelhantes, mas não podemos nos pendurar um nos outros.
Esse tipo de amor , na verdade , é uma febre de atenção imprópria..é apego...não é amor de verdade...é apenas o desejo QUE O OUTRO TE FAÇA FELIZ ...TEMOS QUE APRENDER AMAR DE VERDADE....
não acha ??? e parar de culpa-mos o outro pelo o inferno que causamos em nossas proprias vidas ?????
um beijo Rosane ...seu blog é maravilhoso, um presente que você nos deu, para podermos desfrutar de suas genialidades..sensibilidades ..alegrias ..dores...tudo
Que Deus abençõe sua vida !!