Monday, June 21, 2010
O SEMEADOR (Mt 13)
Diz a parábola de Jesus que um semeador saiu a semear.
Curioso perceber que este semeador da parábola de Jesus não era o tipo que preparava a terra antes de jogar a semente. Para quem conhece um pouco de agricultura, é sabedor que primeiro prepara-se a terra para, então, jogar a semente, o que não foi o caso do personagem da parábola, que simplesmente saiu jogando semente para tudo quanto era lado.
Temos no Evangelho uma parábola muito estranha. Nenhum semeador em sua sã consciência (principalmente um israelita) sairia por aí desperdiçando sementes, principalmente em Israel, onde semente se igualava a pepita de ouro. Por isso os discípulos perguntaram espantados: “Que parábola é esta?”. Que negócio é este, afinal?
O semeador iniciou sua jornada de semeadura jogando as primeiras sementes em lugares improváveis, lugares que não foram feitos para receber plantio, mas ele não quis nem saber. Temos um semeador irresponsável no texto bíblico? A primeira “jogada” nos dá a impressão que ele errou o alvo, pois as sementes caíram bem na beira do caminho, então vieram os pássaros e as comeram. Depois ele jogou mais uma vez e elas caíram entre as pedras e tornaram-se vítimas do sol; outra tentativa e elas caíram entre os espinhos que as mataram asfixiadas. Somente na última tentativa foi que elas caíram em terra fértil.
Os discípulos não conseguiram entender absolutamente nada, pois era notório que a parábola não estava apenas escondida nos mistérios divinos que só o Espírito de Deus pode revelar ao homem, mas ela também estava envolvida numa áurea de surrealismo digna de Yonesco, o pai do teatro do absurdo. Acho eu que Jesus se viu obrigado a desvendar o mistério. O Mestre deve ter entendido que daquela vez exagerou e tratou de despir a parábola para os seus aturdidos discípulos.
Quando lemos a explicação de Jesus sobre o real sentido da parábola é confortante e tranqüilizador saber que Deus não é como nós, aliás, é simplesmente maravilhoso entender que Deus não é feito a nossa imagem e semelhança. Que bom! Sabendo disso, podemos dormir tranqüilos.
Deus não se importa se no terreno há pedras, espinhos, cardos, lama, etc. O que Ele quer é semear sua Palavra. Deus é cheio de esperança e a parábola do semeador é uma amostra disso. Ele sabe que em muitos corações a Palavra não irá vingar, mas Ele tenta, Ele semeia, Ele planta. Quem sabe?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Cabe a cada um de nó ser tb um semeador!
Que nossas sementes possam alcançar terrenos férteis onde floresça a Palavra de Deus!
Abraços
Post a Comment