Sempre leio os Evangelhos. As palavras de Jesus são maravilhosas, carinhosas, ternas, enchem o coração de esperança, mas ao mesmo tempo, são perigosas. Perigosíssimas.Outro dia conversei com alguém que me falou do exagero da Bíblia ao afirmar que Jesus é o Filho de Deus. Essa pessoa me disse que Jesus era um grande líder espiritual, um iluminado, um espírito superior, mas filho de Deus não podia, é exagero.
Aí é que mora o perigo das palavras de Jesus.
Gosto de ler o pensamento das religiões. Gosto de ler, por exemplo, o pensamento hindu de Gandhi, tem muita coisa que aprendi com o mestre indiano, apesar de não concordar com tudo; também gosto de ler o pensamento budista do Dalai Lama, muita coisa tiro para minha vida e, como nasci numa família kardecista, a questão da caridade está entranhada em mim, graças a Deus.
Tem uma coisa que percebo nos grandes mestres religiosos: TODOS falaram sobre salvação, todos se preocuparam em apontar o caminho da salvação, cada um a sua maneira, é claro, mas todos eles foram homens preocupados com o destino da humanidade. Foram sinceros nas suas respectivas religiões.
Dalai Lama e todos os Budas que vieram antes dele, afirmam que para encontrar o Nirvana é preciso se esvaziar dos desejos carnais, ser desapegado dos prazeres mundanos; Gandhi também falou do desapego, da purificação interior para encontrar o paraíso hindu e Kardec, por sua vez, disse que para ser salvo é preciso ser caridoso. TODOS apontaram o caminho da salvação FORA DE SI MESMO. É exatamente aí que as palavras de Jesus me fazem estremecer. Jesus Cristo, igual aos grandes mestres, também pregou o desapego ás coisas materiais, também pregou a purificação da alma, a morte do Ego, só que Ele fez algo absolutamente inusitado e que me mete medo, caso eu esteja errada em crer que Ele é o Filho de Deus, pois eu creio em Jesus pelo que Ele falou e fez nas Escrituras.
Jesus não apontou para fora de si a salvação como os demais, Ele disse: EU SOU o caminho, EU SOU a verdade, EU SOU a vida! Você pode parar um pouco para pensar sobre esta frase? Veja bem, enquanto os outros mestres apontaram para fora de si o caminho da salvação, Jesus disse que ELE é o caminho, que ELE é a verdade. Você não acha que é muita pretensão, caso Jesus não seja quem Ele disse ser? Não é um verdadeiro show de megalomanismo, de egocentrismo, um homem falar que ninguém vai a Deus se não for por Ele? Não é um festival de excentricidade Jesus afirmar que quem amar pai e mãe mais do que a ELE não é digno da salvação? Na cultura judaica, somente Deus está acima de pai e mãe em autoridade, então, o que Jesus quis dizer com isso? Se Jesus realmente não for o Filho de Deus como ELE diz, então Jesus Cristo é o maior mentiroso, egocêntrico e megalomaníaco ser que já apareceu neste planeta, não tendo autoridade nem mesmo para liderar o inferno, porque se tudo isso é mentira, os demônios são mais verdadeiros do que Ele. Se tudo o que Ele falou for mentira, não há absolutamente nada de iluminado em Jesus ou de espírito superior.
E ainda tem mais: foi o único líder espiritual na face da terra que teve a ousadia de perdoar pecados como se fosse o dono da vida daquelas pessoas. Nem os profetas tiveram essa coragem, disseram: "Assim diz o Senhor!", nunca "EU DIGO!". Era O Senhor que estava dizendo, não eles.
As palavras de Jesus Cristo nos obrigam a meditar nelas, a nos ocuparmos em descobrir QUEM realmente é Jesus, O Filho de Deus ou um embusteiro, porque, afinal, se Ele é quem realmente diz ser, então corramos para trilhar esse Caminho que é Ele. Afinal, é a salvação da nossa alma, é a nossa eternidade que está em jogo. Dependendo da nossa escolha, vamos ter MUITO TEMPO para nos alegrar, ou MUITO TEMPO para, tardiamente, nos arrepender.
Á Deus toda Glória!
2 comments:
Você volta a escrever no blog e nem pra avisar aos amigos, né? Adorei os textos novos. Beijos!
Concordo com tudo que vc disse!Existe uma enorme diferença entre se "percorrer o caminho" e "ser o caminho". Mas vc explicitou isso muioto bem.
Post a Comment