Monday, September 15, 2008

Quem é Jesus, afinal?

Sempre leio os Evangelhos. As palavras de Jesus são maravilhosas, carinhosas, ternas, enchem o coração de esperança, mas ao mesmo tempo, são perigosas. Perigosíssimas.Outro dia conversei com alguém que me falou do exagero da Bíblia ao afirmar que Jesus é o Filho de Deus. Essa pessoa me disse que Jesus era um grande líder espiritual, um iluminado, um espírito superior, mas filho de Deus não podia, é exagero.
Aí é que mora o perigo das palavras de Jesus.
Gosto de ler o pensamento das religiões. Gosto de ler, por exemplo, o pensamento hindu de Gandhi, tem muita coisa que aprendi com o mestre indiano, apesar de não concordar com tudo; também gosto de ler o pensamento budista do Dalai Lama, muita coisa tiro para minha vida e, como nasci numa família kardecista, a questão da caridade está entranhada em mim, graças a Deus.
Tem uma coisa que percebo nos grandes mestres religiosos: TODOS falaram sobre salvação, todos se preocuparam em apontar o caminho da salvação, cada um a sua maneira, é claro, mas todos eles foram homens preocupados com o destino da humanidade. Foram sinceros nas suas respectivas religiões.
Dalai Lama e todos os Budas que vieram antes dele, afirmam que para encontrar o Nirvana é preciso se esvaziar dos desejos carnais, ser desapegado dos prazeres mundanos; Gandhi também falou do desapego, da purificação interior para encontrar o paraíso hindu e Kardec, por sua vez, disse que para ser salvo é preciso ser caridoso. TODOS apontaram o caminho da salvação FORA DE SI MESMO. É exatamente aí que as palavras de Jesus me fazem estremecer. Jesus Cristo, igual aos grandes mestres, também pregou o desapego ás coisas materiais, também pregou a purificação da alma, a morte do Ego, só que Ele fez algo absolutamente inusitado e que me mete medo, caso eu esteja errada em crer que Ele é o Filho de Deus, pois eu creio em Jesus pelo que Ele falou e fez nas Escrituras.
Jesus não apontou para fora de si a salvação como os demais, Ele disse: EU SOU o caminho, EU SOU a verdade, EU SOU a vida! Você pode parar um pouco para pensar sobre esta frase? Veja bem, enquanto os outros mestres apontaram para fora de si o caminho da salvação, Jesus disse que ELE é o caminho, que ELE é a verdade. Você não acha que é muita pretensão, caso Jesus não seja quem Ele disse ser? Não é um verdadeiro show de megalomanismo, de egocentrismo, um homem falar que ninguém vai a Deus se não for por Ele? Não é um festival de excentricidade Jesus afirmar que quem amar pai e mãe mais do que a ELE não é digno da salvação? Na cultura judaica, somente Deus está acima de pai e mãe em autoridade, então, o que Jesus quis dizer com isso? Se Jesus realmente não for o Filho de Deus como ELE diz, então Jesus Cristo é o maior mentiroso, egocêntrico e megalomaníaco ser que já apareceu neste planeta, não tendo autoridade nem mesmo para liderar o inferno, porque se tudo isso é mentira, os demônios são mais verdadeiros do que Ele. Se tudo o que Ele falou for mentira, não há absolutamente nada de iluminado em Jesus ou de espírito superior.
E ainda tem mais: foi o único líder espiritual na face da terra que teve a ousadia de perdoar pecados como se fosse o dono da vida daquelas pessoas. Nem os profetas tiveram essa coragem, disseram: "Assim diz o Senhor!", nunca "EU DIGO!". Era O Senhor que estava dizendo, não eles.
As palavras de Jesus Cristo nos obrigam a meditar nelas, a nos ocuparmos em descobrir QUEM realmente é Jesus, O Filho de Deus ou um embusteiro, porque, afinal, se Ele é quem realmente diz ser, então corramos para trilhar esse Caminho que é Ele. Afinal, é a salvação da nossa alma, é a nossa eternidade que está em jogo. Dependendo da nossa escolha, vamos ter MUITO TEMPO para nos alegrar, ou MUITO TEMPO para, tardiamente, nos arrepender.
Á Deus toda Glória!

Saturday, September 06, 2008

Lobby

No livro de Mateus, a mãe de João e Tiago, dois discípulos de Jesus, oportunando-se de estar próxima daquele que diziam ser o Messias esperado pelos judeus, pediu para que seus dois filhos tivessem lugar de honra no reinado que estava por vir (ela não imaginava que era um reinado espiritual). Seu pedido foi que um filho sentasse à esquerda e o outro à direita do trono. Vemos em plena Bíblia um lobbiyng de primeiríssima qualidade.

Fico imaginando se Jesus tivesse aceito tal proposta. Pobre mãe! Mal sabia ela que, caso seu desejo fosse atendido, poderia iniciar uma guerra sangrenta entre seus filhos pelo LADO DIREITO do trono. Havia nela ignorância total sobre o coração humano. Sabiamente, Jesus disse para a lobbysta que ela não sabia o que pedia: "Não sabeis o que pedis!" E não sabia mesmo. Não tinha noção do tamanho do livramento de sofrimento e solidão que Jesus estava lhe dando. A primeira a ser beneficiada com aquela recusa foi ela mesma, pois ficaria só e desfilhada.

Existem orações que um dia vamos agradecer por nunca terem sido atendidas. Mas graças a Deus que temos um lobbysta do qual O Senhor se agrada muito: o Espírito Santo, que intercede por nós com “gemidos inexprimíveis”.

Na verdade, não sei bem o que são esses gemidos inexpremíveis, mas entendo que é uma oração bem feita, uma intercessão que realmente convence o coração de Deus a nosso favor. Quando você for até Deus pedir alguma coisa, expor o seu desejo, não esqueça de dizer que Ele faça a vontade Dele, pois muitas vezes, igual áquela mãe, não sabemos o que pedimos, e a consequência de nossa oração impulsiva e emocional pode ser um preço alto a se pagar.

Pense nisso!